top of page

Comunicado

07

Outubro/2024
 


 

RESOLUÇÃO GECEX Nº 652, DE 18 DE OUTUBRO DE 2024 IMPACTA OS CUSTOS DO SETOR DE TINTAS PARA IMPRESSÃO

Não bastasse os aumentos de preços dos insumos e as dificuldades de logística que tem pressionado a cadeia global de suprimentos e vem trazendo uma série de preocupações para o setor de tintas de impressão, vernizes de sobreimpressão e vernizes de acabamento, a publicação da RESOLUÇÃO GECEX Nº 652, DE 18 DE OUTUBRO DE 2024 IMPACTA OS CUSTOS DO SETOR DE TINTAS PARA IMPRESSÃO, vai onerar ainda mais os custos da nossa principal matéria prima, que é o dióxido de titânio.

 

A resolução publicada no D.O.U de 21/10/24 dispõe sobre a aplicação de direito antidumping provisório, por um prazo de até 6 (seis) meses, às importações brasileiras de pigmentos de dióxido de titânio, do tipo rutilo, originárias da República Popular da China.

 

No caso específico dos produtos fabricados pelo setor de tintas de impressão, vernizes de sobreimpressão e vernizes de acabamento, o dióxido de titânio produzido no Brasil, com raríssimas exceções, não atende as necessidades técnicas do nosso segmento e tem que necessariamente ser importado, sendo os principais exportadores fabricantes chineses afetados pela aplicação do direito antidumping.

 

O Art. 1º da referida resolução foi aplicada um direito antidumping provisório, por um prazo de até 6 (seis) meses, às importações brasileiras de pigmentos de dióxido de titânio, do tipo rutilo, comumente classificadas no subitem 3206.11.10 da Nomenclatura Comum do Mercosul - NCM, originárias da República Popular da China, a ser recolhido sob a forma de alíquota específica fixada em dólares estadunidenses por tonelada.

 

As tarifas oscilam entre US$ 577,73 à US$ 1.420,83 dependendo do fornecedor sobre o preço do dióxido de titânio importado.

 

Compreendendo a importância da situação as empresas nossas associadas têm buscado enfrentar esses desafios e tentado buscar soluções para minimizar os impactos na cadeia de seus clientes visando impactar o mínimo possível.
 

“Cientes de que o momento é difícil e não há soluções de curto prazo. Entretanto, estamos trabalhando para atender com excelência às demandas dos usuários das tintas de impressão, vernizes de sobreimpressão e vernizes de acabamento”, afirma Andréa Rosso Baladi.

Atenciosamente

 

 

Presidente Abitim 1.png
bottom of page