top of page

Comunicado

06

Setembro/2024
 


 

CAMBIO ACELERADO, AUMENTOS CONSTANTES DE PREÇOS DE MATÉRIAS-PRIMAS E DIFICULDADES DE LOGÍSTICA IMPACTAM OS CUSTOS E O LEAD TIME DA INDÚSTRIA DE TINTAS E VERNIZES PARA IMPRESSÃO, JUNTAMENTE COM ALTA DE FRETES MARÍTIMOS.
 

O aumento de preços dos insumos e as dificuldades de logística tem pressionado a cadeia global de suprimentos e vem trazendo uma série de preocupações para o setor de tintas de impressão, vernizes de sobreimpressão e vernizes de acabamento.
 

“Temos sido impactados pelos aumentos das nossas matérias-primas essenciais. Outros fatores que vem prejudicando são os conflitos no Mar Vermelho, congestionamentos em portos e ameaças constante de greves impulsionando uma alta de mais de 30% nos preços dos fretes”, explica Andréa Rosso Baladi, presidente da Abitim – Associação Brasileira das Indústrias de Tintas para Impressão.
 

Outra variável que tem contribuído muito para impactar os custos é a taxa de câmbio que já teve uma correção de mais de 10% quando comparado com o início do ano.
 

Não bastasse todas essas variáveis já mencionadas, tivemos uma série de matérias – primas fundamentais na fabricação das tintas de impressão com suas alíquotas do imposto de importação majoradas, e que impactarão ainda mais os custo de fabricação.

Compreendendo a importância da situação as empresas nossas associadas têm buscado enfrentar esses desafios e tentado buscar soluções para minimizar os impactos na cadeia de seus clientes visando impactar o mínimo possível.
 

“Cientes de que o momento é difícil e não há soluções de curto prazo. Entretanto, estamos trabalhando para atender com excelência às demandas dos usuários das tintas de impressão, vernizes de sobreimpressão e vernizes de acabamento”, afirma Andréa Rosso Baladi.

 

 

Atenciosamente

Presidente Abitim 1.png
bottom of page